22 de out de 2009

Resenha: Endless Massacre III - Violent Records

O selo santista Violent Rec. lançou mais um volume da coletânea "Endless Massacre", chegando ao número III agora. No total são 20 bandas participantes, incluindo novamente diversas bandas da região. Nessa edição, além de 18 bandas nacionais há duas internacionais, uma da Espanha e outra da Bélgica.

A primeira faixa fica a cargo da banda paulistana Psychotic Eyes, que está na ativa desde 1999. "Celebrate the Blood" é uma das faixas presentes no primeiro CD dos caras, que leva o nome da banda, lançado em 2007 de forma independente. Nessa música acredito que o Psychotic Eyes consiga resumir bem o seu trabalho: death/thrash metal muito bem tocado dosando passagens melódicas, rapidez e peso de forma muito coerente.

Em seguida temos o Evil Black Embrace de São Vicente, que apesar de ser uma banda relativamente jovem, já começa a se destacar no cenário da Baixada Santista. "Hell is on this Fucking Earth" faz parte de uma demo lançada em 2008, que possui o mesmo nome. Esta faixa mostra todo o peso e brutalidade do death metal executado pela banda.

A terceira faixa fica a cargo do Xerión, da Espanha, que participou anteriormente do primeiro volume da coletânea. "A Noite das Meigas" também faz parte do EP "Palida Morte, Negra Sombra" e nos mostra um excelente Black Metal com influências folclóricas da Galícia. Bem interessante para apreciadores do estilo.

O Forbidden Ideas é uma banda de São Paulo que participa na coletânea com três petardos: "Forbidden Ideas", "Chocking with Shattered Glass" e "Ferocity and Anger". Trata-se de um death/grind muito bem tocado,insano e brutal!

Na seqüência temos o Overlook de Curitiba, participando com a música "Late Repent". Esta é a segunda música própria composta pelo grupo e nos mostra um thrash metal cadenciado, com uma pegada mais "light".

O Infector, banda de death metal de Praia Grande, que também participou anteriormente do primeiro volume da coletânea, é responsável pela oitava faixa do CD: "Madness". Apesar de problemas na formação durante esses últimos anos a banda se mantém firme em sua proposta, mostra que veio para ficar e se tornar referência no cenário da Baixada Santista. Excelente!!!" (rs)... ->obs: Quem já foi em show do Infector vai entender o "Excelente!!!" da turminha de Praia Grande, é tradição já!

A próxima banda é o Opvs Nostri foi formada originalmente como um projeto de estúdio no início do ano de 2008 por Paganvs(ex Lvx Lavdare e ex AlQaeda - guitarra, baixo e vocal). Pouco tempo depois Luiz Fernando (Violência Coletiva, Corpse Gory e Vale da Morte - bateria) se junta a banda. Assim sendo, a horda possui integrantes de duas cidades distintas: Cariacica/ES e Cubatão/SP, respectivamente. "Suprema Força Obscura" é uma das músicas da demo "Sob o Signo de Baphomet", lançada em 2008 e possui uma sonoridade devastadora, black metal extremo cantado em português, sem dó e piedade.

A seguir temos novamente os veteranos do Chemical Disaster de Santos, que também estiveram presentes na primeira edição da coletânea. Recentemente Luiz Carlos (produtor executivo desta coletânea) assumiu os vocais da banda, mas nessa gravação os vocais são do vocalista anterior, Valdemar Novaes (Mazinho). "Precipitated to Hell" é apenas uma prévia do novo trabalho que está sendo finalizado pela banda e é simplesmente uma aula de death metal. Aqui a brutalidade e o peso são levados ao extremo!

Na seqüência é a vez do Vetor de Praia Grande, que também foi uma das bandas participantes da "Endless Massacre I". "Bondaries to Procriation" é um thrash metal recheado de melodias, com uma clara influência de bandas de prog metal, trazendo uma certa originalidade á banda.

O Morfolk é de São José dos Campos/SP e já é uma banda conhecida na cena underground brasileira. Formada em 1990, a banda ficou ativa até 1996 e só retornou ás atividades em 2003. "The Unknow" é um death metal feito nos "velhos moldes", guitarras trabalhadas aliadas a partes mais cadenciadas, mas sem perder o peso e a brutalidade características do estilo.

O Chaosmaster participou da segunda edição da "Endless Massacre" e é um projeto formado por integrantes de várias bandas (Arum, Vulcano, Hierarchical Punishment,Empire of Souls, etc). "Go to Hell" é um cover do Motorhead, que além de ter uma pegada black metal característica do projeto, nota-se as fortes influências de heavy metal tradicional nessa versão.

Dando continuidade, temos Facínora de Belo Horizonte/MG, "Empty Illusions" é a primeira faixa da DT "Born in Fear" lançada em 2008. O que temos é thrash metal influenciado por bandas da "Bay Area" e esta música em especial me fez lembrar de Metallica nos velhos tempos!

De Dourados/MS temos o Across, participando com a faixa "Across (Temple of Suicide)" que também está presente na DT "Damaging Souls" de 2005. É death metal cru mesclado com muitas partes cadenciadas e ótimas passagens mais melódicas. Na verdade a sonoridade me lembrou bastante bandas obscuras da cena norte americana dos anos 90 como Monstrosity e Eulogy.

O Front Attack Line de Santos é uma banda relativamente nova, foi fundada em 2006 e em 2007 lançaram sua primeira demo "Mass Destruction". "Fuck you Traitor" faz parte dessa demo e é thrash metal poderoso, com uma pegada moderna um pouco influenciado por bandas de metalcore.

Continuando, temos o Gorempire de Cuiabá/MT. "Third World" é uma das músicas presentes no mais novo trabalho da banda, o EP "Bloodfeast", lançado em setembro de 2009 e é uma "amostra grátis" do que esperar desse novo trabalho, que também conta com um cover da banda Brutal Truth. É um death metal poderoso, influenciado por bandas dos anos 80 e 90, mas com uma pegada atual. Não podemos deixar de lado as influências de bandas de grindocre, nítidas nas passagem mais velozes.

Em seguida temos o Corrosivo de Lageado/RS que iniciou suas atividades em 2005. "Maquina do Ódio" faz parte de um split CD lançado em 2009, intitulado "Execution" e é um thrash metal feroz, cantado em português e influenciado também por bandas de death metal.

O Intestinal Vomit é uma banda de Teresina/PI, formada em 2004. Em 2007 lançaram a demo "Decomposição" e "Necrofilia" é uma das músicas presentes neste trabalho. Eles fazem um death/splatter bem interessante, veloz e insano, mas também conta com passagens mais lentas e trabalhadas.

A seguir temos o Warrios of Metal de Mafra/SC, fundado em 2003. Possuem duas demo tapes lançadas e "Strengthened by the Shadow" faz parte de seu ultimo trabalho, "Way of Darkness", lancado em 2007. É black metal feito nos velhos moldes, rápido, intenso e ríspido. Esta música tem uns riffs bem legais e certamente agradará os apreciadores de black metal em geral.

A penúltima banda é o Pullverizer de Mauá/SP, que iniciou suas atividades em 2003."Mind Evil Darkness" é a faixa título da última demo lançada pela banda e trata-se de um thrash metal alternando passagens melódicas e pesadas.

Finalizando a coletânea temos o Agathocles de Mol(Bélgica), referência mundial quando o assunto é grindcore. Na ativa desde 1985, a banda passou por inúmeras mudanças de formação, sendo o único membro original é Jan Frederickx (guitarra e vocal). A banda possiu mais de 100 registros, incluindo DT's, EP's, LP's, CD's e coletâneas. Em "Irreversible Decision" e "Slaves to the Beat" pioneiros do mince core (vertente do grindcore que é contra temas sexistas, porno-grind, nazistas, "for fun" e homofóbicos na cena, ou seja, os rapazes são sérios e seus temas são sociais e políticos) nos mostram um grindcore autêntico, feito com seriedade e paixão pelo que fazem.

Para adquirir esta obra entre em contato com as próprias bandas ou então com a própria Violent Records.

O CD também está disponível na loja Gudstore em São Vicente.

O valor é único e tabelado: R$12,00

Violent Records: violentrecs@yahoo.com.br

Bandas:

Across
http://www.myspace.com/acrossbrazil

Agathocles
http://www.myspace.com/agathocles12

Chaosmaster
http://www.myspace.com/chaosmasterbr

Corrosivo
http://www.myspace.com/corrosivors

Evil Black Embrace
http://www.myspace.com/evilblackembrace

Facinora
http://www.myspace.com/facinorathrash

Forbidden Ideas
http://www.myspace.com/forbiddenideas

Front Attack Line
http://www.myspace.com/frontattackline

Gorempire
http://www.myspace.com/gorempire666

Infector
http://www.myspace.com/intotheinfector

Intestinal Vomit
http://www.myspace.com/intestinalvomitgore

Morfolk
http://www.myspace.com/morfolk

Opvs Nostri
http://www.myspace.com/opvsnostri666

Overlook
http://www.myspace.com/overlookbrazil

Psychotic Eyes
http://www.myspace.com/psychoticeyesbrazil

Pullverizer
http://www.myspace.com/pullverizer

Vetor
http://www.myspace.com/vetormetal

Warriors of Metal
http://www.myspace.com/warriorsofmetalband

Xerión
http://www.otronodexerion.com

2 comentários:

Dimitri Brandi disse...

Muito legal sua resenha, Ludmilla! Esse lançamento é histórico, parabéns a todos os que participaram. Um abraço do Psychotic Eyes!!

opvs nostri disse...

tambem gostei da resenha ludmilla,ficou legal e sem contar ainda a iniciativa dotada de seriedade e respeito pelo underground nacional.
um abraço a todos em nome do opvs nostri.